O Laço Entre Cooperativas e Pescarte

Junto às comunidades de pesca artesanal, o PEA Pescarte promove ações colaborativas e democráticas pautadas na economia solidária e no cooperativismo, para a construção de Projetos de Geração de Trabalho e Renda (PGTR’s), que são empreendimentos socioeconômicos, ambientalmente responsáveis para a atuação de pessoas pescadoras e suas famílias em 10 municípios da Bacia de Campos.

Os Projetos de Geração de Trabalho e Renda (PGTR's) foram iniciados na segunda fase do projeto Pescarte e resultam na materialização para os Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Social (EVTEAS) de seis tipos de empreendimentos, previstos para serem implantados de acordo com o Plano de Trabalho do projeto e a particularidade de cada comunidade de pesca.

Visite também Organização das Cooperativas do Brasil (OCB)

Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Social

O EVTEAS busca identificar as vantagens e desvantagens dos PGTR’s que serão implantados pelo Pescarte. Cada foco do estudo busca investigar aspectos específicos:

  • Técnico: se o projeto tem suporte técnico para existir;
  • Econômico: como o projeto pode render o suficiente para pagar seus custos e gerar lucro para dividir entre as pessoas trabalhadoras.
  • Ambiental: possibilidades e alternativas para criar um empreendimento que gere nenhuma poluição ou dano ao meio ambiente.
  • Social: se os projetos têm um número suficiente de pessoas interessadas em criar e manter um PGTR. Assim, a junção de todos estes termos avalia se o empreendimento pode ou não ser implantando.

Onde nos Encontrar

Estamos presentes nas redes sociais! Clique nos botões abaixo para visitar nossos perfis.

Mas, se preferir, entre em contato diretamente.